Cesar Enoque

Cesar Enoque



03_2-enoque_cesar


Meu nome é Enoque Cesar de Souza, filho de Raimunda Bento de Souza e pai desconhecido.

Minha história na arte, que trago comigo, começou quando eu e minha mãe fomos pra Nova Olinda, uma cidadezinha muito simples no interior do Ceará. Nos aconchegamos numa casa onde não tinha nada além do telhado, paredes, chão e um fogãozinho de barro. Não tinha nem louça para fazermos a comida, mas também não tínhamos a comida. Eu estava com 12 anos.

Às vezes, com um estilingue, eu conseguia caçar alguma coisa para comermos e foi no retorno de uma dessas saídas que ao chegar em casa vi que minha mãe tinha cavado um buraco no chão de terra e dali retirava argila. Perguntei “mainha, o que a senhora está fazendo? Vai fazer o que com isso?”. Ela respondeu “prato, panela e pote pra gente armazenar água.”. Desacreditei surpreendido, e admirado acompanhei todos os seus gestos. Ela tratando a argila, retirando toda pedrinha, molhando com água, amassando, pisando, até alcançar satisfeita a pretendida liga cremosa. Então começou a dar forma, só com as mãos… Moldou a argila com primor, transformando a terra que ela cavoucou em nossos pratos, nossas panelas, nossos potes…

A minha mãe, com sua criatividade e o barro, fez que do nada tivéssemos tudo aquilo. Nesse tudo aquilo, no seu trabalho, no seu esforço, eu vi a verdade de minha mãe e procurei a minha.

A minha verdade está em tudo que produzo e faço. A minha verdade é a minha arte. É minha origem que designa que só no coletivo nos encontramos de verdade.

Cesar Enoque
Enoque Cesar de Souza
Artista Plástico – Escultura / Paisagismo / Pintura em cerâmica / Painéis de sisal
Tapera Grande

Um comentário sobre “Cesar Enoque

  1. Que obras maravilhosas. Parabéns é pouco para esse artista plástico e essa fotógrafa de sensibilidade a flor da pele. ❤ 🌷 ❤ 🌷

Deixe um comentário